Lançamento do Grupo de Software Studies em São Paulo

Seminário de lançamento do grupo de Software Studies em São Paulo, Brasil

Mesa-redonda sobre a cultura do software e lançamento do grupo de estudos Softwares Studies no Brasil (FILE Labo) com teleconferência de Lev Manovich e Noah Wardrip-Fruin e palestra de Cicero Silva

O Software Studies é um novo campo de pesquisa intelectual que está começando a surgir. O Grupo sobre Software Studies tem a intenção de ser a peça chave para estabelecer esse campo de pesquisa na área acadêmica. Os projetos selecionados se tornarão os modelos de como efetivamente poderemos estudar a "sociedade do software". Através de workshops, publicações, seminários e congressos na UCSD e nos laboratórios afiliados como o FILE Labo, disseminados tanto pela web quanto em publicações impressas, pretendemos disseminar a ampla visão do Software Studies na sociedade.

Palestrantes: Lev Manovich (UCSD), Noah Wardrip-Fruin (UCSD) e Cicero Silva (FILE Labo)

Quando: 07 de agosto, 2008, 17h30
Onde: FIESP (FILE Symposium)
Avenida Paulista, 1313, São Paulo


Bio dos palestrantes:

Noah Wardrip-Fruin é pesquisador, professor e artista digital. Seu trabalho é focado nos tópicos relacionados à ficção e ao jogo. Seus escritos/obras digitais criam novas experiências de legibilidade ligadas à interação corpórea, combinação algorítmica, mecânica dos jogos e à exploração da potencialidade das redes como algo a mais do que simples mecanismos de exibição de conteúdos. Seus projetos tem sido apresentados em galerias, festivais de arte e conferências científicas, revistas, CAVES de Realidade Virtual em locais como o Whitney e Museu Guggenheim, assim como discutido em livros como Digital Art (2003) e Art of the Digital Age (2006). Noah editou recentemente três livros e outro está no prelo, Expressive Processing, todos pela MIT Press. Noah foi pesquisador na New York University, Fellow na Brown University e professor assistente na Baltimore University. É vice-presidente da Electronic Literature Organization (ELO) e Diretor Associado do Grupo de Software Studies na UCSD.

Lev Manovich é autor de Soft Cinema: Navigating the Database (The MIT Press, 2005), Black Box - White Cube (Merve Verlag Berlin, 2005) e The Language of New Media (The MIT Press, 2001), que foi considerado como “a mais sugestiva e ampla história da mídia desde Marshall McLuhan”. É autor de mais de 90 artigos que foram reproduzidos mais de 300 vezes em vários países. Manovich é professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), Diretor do Grupo de Software Studies no California Institute for Telecommunications and Information Technology (CALIT2) e Pesquisador Visitante no Godsmith College (Londres) e no College of Fine Arts, Universidade of New South Wales (Sydney). Manovich tem sido requisitado para proferir palestras ao redor do mundo, tendo realizado até o momento mais de 270 conferências, palestras e workshops fora dos Estados Unidos nos últimos 10 anos.

Cicero Silva é pesquisador e professor na área de tecnologia e comunicação e coordena o Grupo de Software Studies no Brasil. Atualmente é Pesquisador no Center for Research in Computing and the Arts (CRCA) na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Cicero foi Visiting Scholar na Universidade da Califórnia, San Diego (2006-2007/apoio CAPES), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado sob orientação de Ted Nelson e Noah Wardrip-Fruin e na Brown University (2005/apoio CAPES/MEC), local onde realizou parte de sua pesquisa de doutorado junto a pesquisadores como George Landow, Noah Wardrip-Fruin, Roberto Simanowski, entre outros. Cicero é mestre e doutor em Comunicação e Semiótica, autor do livro Plato online: nothing, science and technology (All Print), coordenador do Comitê Científico do FILE e do comitê Científico do FILE Labo. Cicero tem organizado congressos e seminários na área de arte e tecnologia, novas mídias e Software Studies, tais como os seminários Tecnocriações e Estética e Novas Tecnologias, entre outros.

Recently...